Perder todos os arquivos de um computador pessoal é sem dúvida muito difícil de aceitar. São documentos importantes, fotos, lembranças de anos que são perdidos por falha técnica ou humana. Esse sentimento de perda não é nada perto do que uma empresa pode passar ao perder todos os seus registros.

Para prevenir esse problema é necessário fazer o backup. O principal objetivo de um backup é a cópia de dados para restauração em caso de perda, alteração não autorizada ou dano a algum tipo de arquivo ou sistema digital. Ele deve ser realizado, preferencialmente, em uma unidade externa. Entre os principais dispositivos utilizados para backup podemos destacar:

  • HD externo;
  • Servidores locais;
  • Serviços na nuvem.

Cada opção possui as suas vantagens e desvantagens. Um HD externo, por exemplo, é mais portátil que a maioria das outras opções. Entretanto, ele pode ser danificado ou perdido mais facilmente.

Várias empresas, por muitos anos, optaram pelo uso de soluções de backup automatizado em servidores próprios. Apesar dos altos custos de instalação, esse tipo de ferramenta traz mais segurança e privacidade para quem não deseja compartilhar uma estrutura na nuvem. Além disso, esse tipo de backup permite uma maior escalabilidade e suporta uma grande quantidade de dados.

O backup em nuvem(cloud), por outro lado, está se destacando nos últimos anos pelo seu baixo custo, alta escalabilidade e segurança. Hoje, existem empresas que fornecem serviços de armazenamento na nuvem com conexões seguras, armazenamento criptografado de dados por um custo menor. Com uma conexão de internet, é possível contratar uma ferramenta que pode ser acessada em qualquer lugar do mundo para a configuração de uma rotina de backups de segurança.

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